11 de set de 2012

Brincando com Parlendas


Sequência didática

TÍTULO: Brincando com Parlendas

ANO ESCOLARIDADE: Educação infantil - fase I e II (4 e 5 anos)

OBJETIVOS:
  • Participar das situações de leitura pelo professor;
  • Sentir prazer e se divertir com a leitura dos textos;
  • Memorizar as parlendas escolhidas;
  • Refletir e avançar nos conhecimentos de linguagem oral e escrita.
  • Familiarizar-se com a escrita através do manuseio de textos;
  • Atentar-se para a forma e aspectos sonoros da linguagem ( Ritmos, rimas, etc);
  • Utilizar de estratégias de leitura;
  • Ampliar o vacabulário;


HABILIDADES:
·         Apreciar e interessar-se por situações que envolvam a leitura;
·         Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
·         Familiarizar-se aos poucos, com a escrita, por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária;
·         Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e de expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos;

CONTEÚDO: Leitura e escrita de textos decorados.

MATERIAL NECESSÁRIO:

DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS:
1ª ETAPA:
·         Apresentar uma parlenda ou cantiga e verificar se os alunos a conhecem. Caso não conheçam o professor fará uma leitura diariamente até saberem de memória (boi da cara preta);
·         Roda de conversa.



2ª ETAPA:
·         As crianças ditarão o texto e o professor o escreverá em um cartaz que permanecerá fixado na classe.
·         Explorar a leitura do texto diariamente, pedindo que um aluno por vez (no máximo 5 por dia) vá ao texto; leia-o e ajuste a fala com o que está escrito.

3ª ETAPA:
  • Propor a localização de palavras conhecidas no texto (ditado colorido);
  • Ocultar no cartaz uma ou mais palavras e pedir que as identifiquem (lacunas ).
  • Completar lacunas, primeiro no cartaz e depois individualmente, utilizando o banco de palavras.
  • Palavras modificadas – o professor dá o texto com algumas palavras trocadas para que os alunos identifiquem-nas.
  • Lista de palavras tendo como apoio o texto para o aluno seguir a leitura feita pelo professor e localizar a palavra ditada.

4ª ETAPA:
Trabalho com as duplas produtivas:
  • Montar o texto escrito em tarjas ( frases );
  • Montar o texto escrito em palavras (Lacuna com banco de palavras ou tarjas);
  • Montar palavras do texto com alfabeto móvel.

5ª ETAPA:
  • Propor a ilustração das parlendas de acordo com o texto.

6ª ETAPA:
  • Montagem do livrinho dos textos trabalhados.

AVALIAÇÃO: Observação constante durante a realização das atividades.


TEXTOS TRABALHADOS:
  1. Boi da cara preta;
  2. Suco gelado;
  3. Macaca Sofia;
  4. A Bruxa;
  5. Pirulito;

Nenhum comentário:

Postar um comentário